O termo esquadria é usado para designar os objetos utilizados para vedar os vãos das construções, proporcionando ao usuário a opção de fechar ou abrir o acesso ao ambiente. As portas e janelas são as esquadrias mais utilizadas, mas também é possível encontrar nas serralherias modelos de grades, guarda-corpos, telas, portões, brises, cobogós, entre outros. O custo com esquadrias compreende de 9% a 18% do custo total de uma obra.
Para que a instalação de uma esquadria seja feita satisfatoriamente, é preciso verificar se os vãos estão preparados para receber os batentes, apresentando superfície plana e um espaço de 10mm a 15mm de cada lado. O contrapiso também deve estar finalizado.
Antes de fixar as esquadrias com parafusos, é importante observar a alvenaria da parede, verificando a posição dos blocos com argamassa. Durante a instalação, é importante assegurar que os parafusos atinjam os blocos e fiquem firmes.
No caso das esquadrias afixadas com espuma de poliuretano, deve-se observar se o chapiscamento é adequado, garantindo a limpeza da área. Depois da instalação, recomenda-se remover os excessos para garantir um melhor acabamento.